Notas metodológicas - São Paulo / SP

Trabalho e renda

Nota metodológica

A PED é uma pesquisa amostral mensal realizada em cerca de três mil domicílios. Essa amostra mensal é pequena para permitir a desagregação dos dados, isto é, o cálculo de índices ou indicadores por subprefeitura. Assim, é necessário somar as amostras de dois anos seguidos (2004 é a soma de 2003 e 2004, 2006 é a soma de 2005 e 2006) para conseguir uma base suficiente para ser desagregada com validade estatística. Para cada subprefeitura, foi atribuído o valor do indicador da região à qual ela pertence. A desagregação se dá em sete grandes áreas da cidade de São Paulo, agrupando as subprefeituras do seguinte modo:

Centro
Leste1 Aricanduva, Mooca, Penha e Vila Prudente/Sapopemba
Leste2 Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus e São Miguel
Norte1 Jaçanã/Tremembé, Santana/Tucuruvi e Vila Maria/Vila Guilherme
Norte2 Casa Verde/Cachoeirinha, Freguesia/Brasilândia, Perus e Pirituba
Oeste Butantã, Lapa, Pinheiros
Sul1 Ipiranga, Jabaquara, Santo Amaro e Vila Mariana
Sul2 Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, MBoi Mirim e Parelheiros

 

Violência

Nota metodológica

Na área temática Violência, os indicadores de agressão a crianças e agressão a mulheres têm metodologia semelhante ao que foi desenvolvido para o SIM Direitos Humanos, mas os resultados são significativamente diferentes. No SIM DH, foram considerados apenas os casos em que o hospital registrou "agressão" como parte do diagnóstico. Aqui, consideraram-se todos os casos em que o diagnóstico pode indicar uma agressão encoberta ou não declarada pela vítima (por exemplo, ferimentos provocados com "intenção indeterminada" e "local não especificado"). Note-se que em áreas de padrão sócio-econômico mais elevado, o baixo número de ocorrências pode estar ligado ao fato de os atendimentos serem realizados na rede privada.

Habitação - Cortiços

Nota metodológica

1) A SEHAB monitora a quantidade de cortiços em apenas duas subprefeituras: Móoca e Sé.

2) Não foram realizados censos anuais. A variação no número de imóveis encortiçados ano a ano é decorrente de vistorias sistemáticas. Antes da realização da vistoria o número de famílias/pessoas no imóvel é estimado.

Habitação - Déficit habitacional

Nota metodológica

1. Estimativa preliminar da demanda fora de assentamentos precários no Município a partir do Déficit Habitacional no Brasil 2007 elaborado pela Fundação João Pinheiro para a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades. Estes dados deverão ser ajustados pela SEHAB.

2. Estimativa de domicílios ocupados no Município de São Paulo em 2007 elaborada pela Fundação SEADE - Perfil dos Paulistanos em 2007 (disponível em http://seade.gov;br/produtos/spdemog/dez2007/spdemog_dezembro07.pdf): 3.368.000

Trabalho e Renda - Empregos

Nota metodológica

Esta tabela não inclui 190 estabelecimentos e  898.749 empregos da Administração Pública no Município de São Paulo, cujos dados não permitem tratamento espacializado por Distritos Municipais.