A metodologia do sistema - São Paulo / SP

O sentido dos números
Os indicadores podem ter dois sentidos. Na maioria deles, quanto menor o valor apurado melhor o resultado, como mortalidade infantil, analfabetismo ou desemprego, por exemplo, mas também há indicadores em que quanto maior o valor, melhor o resultado, como leitos hospitalares, áreas verdes e renda média, por exemplo.

A classificação
Em cada indicador disponível por subprefeitura e distrito, classificamos os valores do melhor para o pior, e apresentamos as subprefeituras separadas em cinco faixas de classificação, identificadas por diferentes tonalidades da cor Azul.

Os indicadores de diferenças percentuais
Há indicadores para demonstrar diferenças percentuais. Por exemplo: diferença de renda média entre homens e mulheres. Nestes casos, o valor 1,00 representa a igualdade. Assim, se em uma subprefeitura o valor apresentado é 1,30, por exemplo, significa que a renda média dos homens é 30% superior à das mulheres. Se o resultado fosse 0,90, por exemplo, os homens teriam renda 10% inferior à das mulheres.

O fator de desigualdade
É apresentado para todos os indicadores disponíveis por subprefeitura. Representa quantas vezes a subprefeitura com classificação mais baixa está pior do que aquela com a classificação mais alta, em cada indicador. Por uma questão aritmética, não considera os indicadores com valor zero.