Apresentação - São Paulo / SP

O Observatório Cidadão Nossa São Paulo disponibiliza um conjunto de indicadores sociais, ambientais, econômicos, políticos e culturais sobre a cidade de São Paulo e cada uma de suas 31 subprefeituras e 96 distritos, que serão constantemente atualizados, avaliados e divulgados para toda a sociedade.

Indicadores são percentuais, índices, informações qualificadas que servem como instrumentos fundamentais para avaliar e analisar determinadas realidades. Com eles é possível monitorar, ano a ano, a qualidade de vida na cidade, as políticas sociais e a gestão pública municipal, visando dotar as sociedades civil e política de importantes recursos para exercer uma real influência nas metas das políticas públicas, de modo que a prioridade seja a construção de uma cidade justa e sustentável.

A maioria dos indicadores aqui presentes foi selecionada por meio de um trabalho coletivo que reuniu dezenas de pessoas e organizações da sociedade civil em 14 Grupos de Trabalho da Rede, aos quais agregamos alguns outros importantes e os previstos em leis.
Diante da complexidade da cidade de São Paulo e das dimensões gigantescas de quase todos os seus números, optamos por não trabalhar apenas com as médias da cidade como um todo, pois ela é extremamente desigual e as médias escondem onde estão as prioridades e as necessidades de maiores recursos e investimentos sociais. Daí a decisão pela segmentação regional, estabelecendo indicadores por subprefeituras e distritos, onde as desigualdades se revelam, assim como consideramos, onde foi possível, as diferenças de gênero, raça e geração.

É importante frisar que a cidade ainda carece de inúmeros indicadores importantes, principalmente os referenciados por subprefeituras e distritos. O nosso trabalho também será o de exigir dos poderes públicos que produzam, aprimorem e referenciem geograficamente as principais informações sobre a cidade em suas 32 subprefeituras e 96 distritos.

Para o trabalho de monitoramento que a Rede Nossa São Paulo passa a exercer - e esperamos que a própria sociedade e os meios de comunicação também o exerçam conjuntamente - é fundamental a prioridade que deve ser dada à produção e divulgação de informações para cada área da administração pública municipal e para cada subprefeitura e distrito, com transparência metodológica e periodicidade regular.

Esperamos que este Observatório possa ser bem aproveitado por todos aqueles que desejam contribuir com a melhoria substantiva da justiça social e da qualidade de vida na cidade.